segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

ENCONTRO DE CROCHETEIROS E ARTESÃOS DE IBITIURA DE MINAS - I ENCONTRO DE 2023

 ENCONTRO DE CROCHETEIROS E ARTESÃOS DE IBITIURA DE MINAS - I ENCONTRO DE 2023

Por Luciene Zeferino (Cras)

 

Neste último domingo, 08 de janeiro de 2023, ocorreu o I Encontro de crocheteiros e artesãos de Ibitiúra de Minas-MG, tendo como objetivo unir os dois grupos, que afinal, já estão totalmente integrados. O Crochê é uma arte muito forte e desenvolvida no município e está sendo repassado aos jovens, aproximando e fortalecendo as famílias artesãs. 

Não poderia faltar a roda de conversa, com a Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS - Nádia Taeko Oguino, apoiadora do Grupo Compartilhando Talentos, que sempre aborda assuntos pertinentes ao desenvolvimento do grupo enquanto artesãos.

Foi proposto ao grupo realizar uma avaliação pessoal e profissional sobre o ano de 2022 e escrever novas proposta para este ano de 2023 tanto no pessoal como para o grupo. Fez citações sobre várias experiências de adolescente/estudante, empresários, profissionais de diferentes áreas que identificaram no artesanato, uma forma de terapia e meditação, uma oportunidade de renda extra, qualidade de vida, autonomia, dentre outros benefícios.  Ressaltou sobre a importância de se valorizar enquanto pessoa, suas potencialidades, e a importância de se trabalhar no coletivo.

Por isso, a convidada especial deste mês, foi a artesã, Meire Santiago que sendo crocheteira desde criança, aceitou o desafio de utilizar a fibra de bananeira, confeccionando produtos que foram levados para serem expostos em Belo Horizonte, com demais peças de artesãos locais. 

Essa proposta de se trabalhar com fibras naturais, utilizando-se da técnica de crochê, foi apresentada pela senhora Rosa Lopes, de Elói Mendes-MG, uma das 32 delegadas que compõem a delegação mineira do artesanato, pela Federação de Artesanato Mineiro-FAM, liderança do setor artesanal do Sul de Minas e Diretora Setorial Regional a senhora Rosa em sua visita no município de Ibitiúra de Minas, informou sobre a importância de se obter a carteira nacional do artesão, documento de suma importância que é emitida pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) para que o artesão tenha acesso aos editais para eventos e feiras apoiados pelo Governo através do Programa do Artesanato Brasileiro, bem como citou a Lei de nº 13.180 DE 22 DE OUTUBRO DE 2015. Dispõe sobre a profissão de artesão e dá outras providências. Institui o Programa do Artesanato Brasileiro, cria a Comissão Nacional do Artesanato e dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro.

Contando com a presença da Chefe do Departamento Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Senhora Luciana de Cassia Reis, que se comprometeu em viabilizar o acesso dos artesãos a esse documento.

Apropriando-se dessas Informações, o Grupo Compartilhando Talentos de Ibitiúra de Minas, vem conquistando avanços significativos em busca de um objetivo comum, desenvolvimento pessoal e profissional.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário