quinta-feira, 3 de novembro de 2022

PREFEITURA DE IBITIÚRA FOI PARCEIRA DE AÇÃO ECOLÓGICA REALIZADA POR ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL

 PREFEITURA DE IBITIÚRA FOI PARCEIRA DE AÇÃO ECOLÓGICA REALIZADA POR ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL

 

Escola Caliméria Silveira realizou um importante projeto com os alunos da rede estadual de educação. Com o apoio da prefeitura de Ibitiúra, e da ONG “Aliança pela Pedra Branca” colocou em prática o plantio de mudas de árvores nativas na nascente do Rio Jaguari Mirim.

“O projeto que envolveu toda a escola, teve como objetivo proporcionar aos alunos uma maior compreensão do meio ambiente visando favorecer um relacionamento mais harmonioso entre homem e a natureza. Diferente das relações estabelecidas atualmente, que em sua maioria se reflete em desmatamento, poluição e extinção.

Para que o projeto tomasse forma, parcerias foram firmadas entre a ONG “Aliança pela Pedra Branca”, que forneceu mudas de árvores nativas para serem plantadas e com a prefeitura de Ibitiúra, que garantiu um lanche através dos programas saúde na escola e saúde ambiental além de garantir o transporte dos alunos e professores.

 

O plantio aconteceu na nascente do Rio Jaguari Mirim, que está localizada no bairro Jaguarizinho no município de Ibitiúra de Minas donde toma a direção leste-o este e, ao entrar no solo paulista, através de Santo Antônio do Jardim, inflete de sudeste para noroeste, atravessando o município, banhando a cidade de São João da Boa Vista. Ao atingir as terras de Vargem Grande do Sul, muda seu rumo novamente, bruscamente, para o sul, servindo como fronteira municipal entre Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista. Caminha serpenteando as terras de Aguaí, para ser mais um tributário do rio, entra no município de Pirassununga e desagua no rio Moji Guaçu.

 

O alto curso do Jaguari-Mirim apresenta muitas quedas ou corredeiras, pois as rochas cristalinas afloram ao longo de sua calha. É um rio de planalto. No entanto, apresenta belos exemplos de meandros, principalmente ao atravessar o município de São João da Boa Vista. A geomorfologia dá a estes meandros o nome de "meandros encaixados" e são diferentes dos meandros típicos dos rios de planícies, que possuem aspectos e origens diferentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário